4 fatores fundamentais para a escolha do endereço do seu site

domínioO endereço do seu site é chamado de domínio. Atualmente existem diversas empresas que vendem esses endereços, mas antigamente apenas o registro.br (responsável pela gestão de todos os endereços terminados em “.br”) podia vendê-los. A taxa para compra e manutenção de um domínio é anual, e qualquer pessoa física ou jurídica pode registrar um endereço que ainda não tenha sido registrado.

O registro de um domínio é o primeiro passo para colocar sua empresa na internet. E a escolha desse endereço deve ser feita com cautela, pois poderá influenciar diretamente no desempenho das suas iniciativas de marketing digital. Para auxiliá-lo, reunimos aqui quatro fatores importantes que devem ser levados em conta quando você tiver que registrar um novo domínio.

Escolha um endereço fácil de memorizar

Se sua marca já é bem conhecida, usá-la como seu domínio pode ser interessante. Mas se sua marca não é conhecida ou o domínio que você gostaria de registrar não está disponível, prefira um endereço que as pessoas se lembrem com facilidade. Se você tiver que ficar soletrando letra por letra – especialmente em casos pouco comuns que fogem às regras gramaticais -, pode valer a pena pensar em uma outra combinação de palavras.

Registre um domínio curto

Por mais que possa parecer óbvio criar um endereço para o seu negócio, procure formas de abreviá-lo. Por exemplo, se você tem um depósito de materiais para construção chamado “Joãozinho e Mariazinha” (nome fictício), não queira registrar “joaozinhoemariazinhamateriaisparaconstrucaoltda.com.br”. Mantenha o endereço curto para que facilite a memorização e a digitação também.

Se o seu domínio for muito comprido e ainda por cima for difícil de memorizar e tiver que ser soletrado para ser entendido – como explicado no item anterior -, você estará colocando em risco toda e qualquer iniciativa de marketing digital que venha a fazer no futuro.

Não se esqueça da relevância

Seguindo o raciocínio do exemplo anterior, não pense em registrar “joaozinho.com.br” só porque assim você dispensa o esforço da memorização e a necessidade de soletrar seu endereço de e-mail. O que quer dizer esse nome de domínio? É uma loja de roupas para meninos? É um site de piadas sobre o Joãozinho? O endereço do seu site deve dizer, por si só, o que o usuário encontrará ao acessá-lo.

Além disso, um domínio escolhido com cuidado pode ajudar seu site a ser melhor posicionado nos resultados dos mecanismos de busca.

Quanto mais simples, melhor

Evite usar traços, números (prefira escrevê-los por extenso), palavras ambíguas, domínios pouco conhecidos (como os terminados em “.ecn.br”, “.adv.br”, etc) ou abreviações. Os domínios “.com.br” são mais populares e dispensam um esforço extra para serem memorizados.

Ninguém vai ficar se preocupando em lembrar se o seu site é escrito com hífen ou sem ele. Na melhor das hipóteses o usuário vai acabar acessando o site do seu concorrente.

Leave a Comment